top of page
Buscar
  • Foto do escritormaurofederighi9

Um tweet de Bilhões

Elon Musk, CEO Tesla, SpaceX, Starlink (e contando) uma das figuras mais polêmicas da atualidade, fez oferta pública e após uma semana recebe o ok, dos sócios para a compra do Twitter, pela bagatela de U$ 44 Bilhões (algo em torno de R$ 220bilhões).


Não vou aqui comentar o que ele poderia ter feito me dar uma parte ou não com essa grana, e sim fazer uma análise do PORQUE eu acredito que ele tenha feito isso.

Para quem não conhece o Twitter é uma rede social que permite compartilhar basicamente textos (permite vídeo e fotos também), chamados de tweets de até 280 caracteres.



(fonte foto marketwatch.com)


Apesar de não ser tão popular aqui no Brasil como Instagram ou TikTok, o Twitter possui mais de 300 milhões de usuários no mundo, sendo que desses mais de 84 milhões seguem Elon Musk. Segundo afirma o bilionário:


"Having a public platform that is maximally trusted and broadly inclusive is extremely important to the future of civilization. I don't care about the economics at all."

Ter uma plataforma pública que seja extremamente confiável e amplamente inclusiva é extremamente importante para o futuro da civilização. Eu não me importo com a questão economia.”


Segundo ele diz, não há intenções econômicas (Duvido) com a compra do twitter e sim apenas mantê-lo como um canal de liberdade de expressão, sem censura. E ainda prometendo tornar os algoritmos da ferramenta aberto (open source). Permitindo assim que novos desenvolvedores participem de seu desenvolvimento.

Atualmente quase todas as plataformas de redes sociais acabam seguindo as regras “impostas” por países aos quais mantêm suas operações. Recentemente o Telegram sofreu ameaça de ser suspenso do Brasil, caso não concordasse em seguir as regras do judiciário, com o intuito de limitar crimes que supostamente acontecem na plataforma. Essa é uma abordagem muito perigosa e polêmica porque esse subterfúgio pode ser facilmente misturado com censuras com viés politico, econômico e/ou militares. Caso recente da guerra Russia-Ucrania. A comissão europeia já se manifestou e alertou Musk que as redes sociais devem se manter fiéis as leis digitais vigentes.


Apesar de não ser a principal rede social do mundo o Twitter tem, dentre as redes sociais e canais de comunicação mundo afora, um dos poder gigante de abrangência e influência. Impactando áreas econômicas, sociais, politicas, e militar ao redor do mundo.


Uma breve navegada pelos recentes fatos, eleições dos Estados Unidos: Onde o ex-presidente Donald Trump foi expulso da plataforma por causa de seus tweets. O próprio Elon Musk que por diversas vezes usou a plataforma e como resultado de seus tweets efeitos diretos e imediatos foram sentidos nas bolsas de valores mundo afora.


Hoje grande parte dos influenciadores digitais acabam republicando seus tweets em canais mais populares como Instagram e LinkedIn. Além disso diversos canais de notícias ao redor do mundo usam a nova ferramenta de Musk como pautas e inputs para suas notícias.


Ou seja, quem comanda as notícias comanda ___________ (complete você mesmo).


Só o tempo é capaz de medir os efeitos dessa compra. Mas não se pode negar que, ele acaba de adquirir um dos maiores canais de influência do mundo atual! Espero que faça bom uso e reverta esses bilhões em algo que Coollabore para um mundo melhor!


E aí o que você acha? Comente aqui e deixe sua visão?


Quer ficar por dentro das principais notícias da atualidade, assine nosso canal de Curadoria de notícias no Telegram!



Minha conta no Twitter @maurofederighi




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page